Termina neste sábado, com um dia de campo na Embrapa Arroz e Feijão a Feira de Negócios da Indústria da Genética Bovina, a Goiás Genética 2023. O evento é realizado pela Associação Goiana dos Criadores de Zebu (AGCZ) e a Federação da Agricultura de Goiás (Faeg), no Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia.
A edição 2023 do Goiás Genética conta com mais de 500 animais expostos de diferentes raças, como Gir, Guzerá, Nelore, Sindi, Tabapuã, oriundos de mais de dez estados brasileiros. A expectativa é somar, ao final, a participação mais de 4 mil participantes, cuja programação conta com palestras, mesas-redondas, leilões, torneios e dia de campo.
A partir do tema central Genética, Eficiência e Sustentabilidade, palestrantes de todo o Brasil foram discutidos assuntos como produção de carne bovina em marca própria; produção de leite de maneira rentável e sustentável; dinâmica atual do preço da arroba do boi; rastreabilidade bovina; entre outros.
Controle Sanitário
Dentro do ciclo de palestra, o médico veterinário e diretor executivo do Fundo Emergencial para Sanidade Animal de Goiás – Fundepec-Goiás, Uacir Bernardes discorreu sobre “Controle Sanitário, consequências e prejuízos, na quarta-feira dia 27.
Uacir explicou primeiramente o que é o Fundepec-Goiás, seus objetivos e sua história. O Fundepec, é hoje no Brasil o Fundo mais robusto para assegurar ao pecuarista, indenização no caso das chamadas doenças de notificação obrigatória. O Fundepec fundado em 1997, é o primeiro do País e serviu de modelo para outros que foram criados com a mesma finalidade. Hoje são cerca de 18.
Falou também sobre os perigos das chamadas doenças de notificação obrigatória, principalmente a febre aftosa que já deu ao mundo prejuízos enormes, em diversos países inclusive o Brasil.
Salientou ele que o Brasil deve alcançar em 2026 o status de País livre de febre aftosa sem vacinação, o que nos dará grandes condições para a conquista de exigentes mercados de carne internacionais.
Para ele a substituição do “V” de vacinação, deve ser substituído pelo “V” de vigilância porque a ameaça de febre aftosa sempre existirá em todo mundo. Citou com o exemplo o Japão que, depois de 80 anos, voltou a registrar essa doença com grandes prejuízos. De forma didática, o palestrante falou também como agir para informar o registro de doenças de notificação obrigatória nas fazendas se for o caso. Quanto mais rápido, mais chances de se debelar a doença.
EXPOGIR
Dentro da programação da Goiás Genética, foram realizadas ainda a 3ª Exposição Internacional do Gir Leiteiro em Goiás e a 23ª Exposição Nacional do Gir Leiteiro 2023. A ExpoGir visou reunir os melhores animais da raça, que representa a base da cadeia leiteira para o Brasil e para o mundo. A programação específica das exposições contou com torneio leiteiro, leilões e julgamento de pista.
Fonte: Agência Cora Coralina
Adaptação e foto: Imprensa Fundepec-Goiás