A Doença de Newcastle (DNC) é uma doença viral altamente contagiosa e frequentemente grave, causada por cepas virulentas de um vírus da família dos Paramixovírus aviário tipo 1 (APMV-1), encontrada em todo o mundo, que afeta mais de 200 espécies de aves.
A doença apresenta como sintomas sinais respiratórios, nervosos e digestivos; espirros e respiração ofegante; asas caídas, pernas distendidas, torção de cabeça e pescoço, depressão, falta de apetite e diarreia aquosa e esverdeada.
Como há sinais respiratórios, a principal forma de transmissão entre as aves é por aerossóis (gotículas das secreções respiratórias) que se espalham facilmente no ar e contaminam outras aves; as fezes das aves doentes também contêm vírus que infectam outras aves.
Caso você encontre aves mortas ou apresentando dificuldade de locomoção, problemas de coordenação motora e/ou torção de pescoço e/ou dificuldades respiratórias, procure manter distância segura, não mexa nos animais e chame o Serviço Veterinário Oficial local ou entre em contato com a secretaria de agricultura do seu município.
Sobre a vacina
Existem diferentes programas de vacinação, mas normalmente as aves recebem vacinas vivas atenuadas desde a primeira semana de vida e reforços a cada 40 a 60 dias. A vacina inativada é utilizada antes do início da produção de ovos. Reforços durante a produção de ovos podem ser necessários. As vacinas vivas podem ser aplicadas via spray ou na água de bebida. A vacina inativada é intramuscular ou subcutânea.
Fonte: Embrapa Suínos e Aves