O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, lançará o Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos nesta terça-feira (17). A cerimônia acontecerá às 16h30, na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Brasília.
O plano tem como principal objetivo qualificar a rastreabilidade de bovinos e búfalos por meio da implementação de um sistema de identificação individual. Esse sistema permitirá monitorar e registrar o histórico, a localização e a trajetória de cada animal identificado. Essa iniciativa fortalece os programas de saúde animal, aumenta a capacidade de resposta a surtos epidemiológicos e reforça o compromisso do Brasil com os requisitos sanitários exigidos pelos mercados internacionais.
Em Goias
No estado de Goiás, esse tema já vem sendo tratado há vários anos pelo Fundo Emergencial para a Sanidade Anima de Goiás – Fundepec-Goiás, tendo em vista os mesmos princípios que norteiam agora, o Ministério da Agricultura e Pecuária. Visando motivar a implantação de um sistema de rastreabilidade e identificação animal, o Fundepec tem visitado também, vários estados que comungam a mesma idéia como por exemplo Santa Catarina, que já atingiu essa meta e vem servindo de modelo para outros estados da Federação.
Mais recentemente, o diretor Técnico do Fundepec-Goiás, Antônio Flávio Camilo de Lima participou no México no final do mês passado, de um evento internacional sobre rastreabilidade e identificação animal. Antônio Flávio foi o único representante brasileiro nesse evento e, no momento, tem trabalhado no sentido de divulgar junto aos pecuaristas, o que foi discutido no México. Enfim, o Fundepec Goiás está com fortes articulações no sentido de que nosso estado implante esse sistema o mais rápido possível e tem pregado que a rastreabilidade e identificação animal para ter sucesso, precisa de harmonia entre os interessados e coordenação nacional.
Fonte-MAPA
Adaptação e foto: Imprensa Fundepec-Goiás