Georreferenciamento em favor da sanidade animal no estado de Goiás

Nesse sentido, o Fundo Emergencial para a Sanidade Animal de Goiás – Fundepec-Goiás, está consolidando parcerias com diversos órgãos do governo do Estado e entidades privadas. Esse trabalho visa a integração de todos os parceiros no sentido de dotarem o Estado de Goiás, de um arrojado projeto de georreferenciamento para que demandas e outras ações em favor da qualidade sanitária de nossos rebanhos, tenham a agilidade e qualidade necessárias.

Médico veterinário Uacir Bernardes

A idéia partiu do próprio Fundepec-GO através da Diretoria Executiva da entidade coordenada pelo médico veterinário Uacir Bernardes. Três parceiros já foram consolidados: Fundepec-Goiás, Agrodefesa e Batalhão Rural. Duas outras estão sendo viabilizadas: Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Secretaria Estadual de Economia. Todos esses seguimentos goianos, possuem em seus sistemas de buscas, todo um sistema de georreferenciamento. A idéia do Fundo Emergencial para a Sanidade animal de Goiás, é juntar todas essas expertises para fortalecer o trabalho de localização de todas as propriedades rurais do estados que lidam com a criação de animais, principalmente gado de corte, gado de leite, aves de corte e suínos.

A primeira reunião nesse sentido, foi realizada nesta quinta-feira (6) na sede do Fundepec-Goiás em Goiânia, e todos os participantes afunilaram conversas no sentido de que esse projeto ganhe força e velocidade para ser implantado no Estado. Os primeiros resultados – na opinião dos participantes -, foram os melhores possíveis.

O Fundepec-Goiás vem trabalhando ao longo de sua história no sentido de proporcionar aos produtores rurais, maior segurança quando o assunto é sanidade animal, mesmo porque, o Fundo é um seguro criado pelos próprios pecuaristas no estado. Esse georreferenciamento é necessário para o caso de surgimento de doenças que venham comprometer a qualidade de nossa pecuária. Caso isso aconteça, o próprio Fundo e a Agrodefesa agirão de imediato e com precisão, no sentido de isolarem essa propriedade, para que as medidas necessárias seja adotadas.

O Fundepec-Goiás, o primeiro a ser criado no País em 1997, tem ampliado sobremaneira o cadastramento de pecuaristas no estado, no sentido de dar ao criador, maior segurança para seu rebanho. No momento, contratou uma pesquisa científica que está sendo feita pela Universidade de São Paulo – USP, sobre os impactos que podem causar ao estado de Goiás, o surgimento de uma das chamadas doenças de notificação obrigatória como a Febre Aftosa, Peste Suína clássica, Newcastle (DNC), etc. Com esses dados, o Fundo e os órgãos do Estado que cuidam da sanidade animal terão maior visibilidade no sentido de atacarem esses problemas e definir também qual o perfil da propriedade rural se é lavoura, pecuária ou outra atividade rural e sua localização, é claro. É pensamento do Fundepec-GO, que todo esse trabalho seja concluído em breve.

 

Texto e fotos: Imprensa Fundepec-Goiás