Fundepec-Goiás e Agrodefesa retomam convênios de cooperação técnica

Na manhã desta terça-feira (27) as duas entidades assinaram o documento na sede do Fundepec no setor Leste Universitário. Pelo Fundepec assinou o presidente Alfredo Luís Correia e pela Agrodefesa, o presidente do órgão estadual de defesa sanitária, José Ricardo Caixeta Ramos.

Há algum tempo esse tipo de cooperação técnica foi extinto.  Porém, agora renovado. Ele dará condições para que as duas partes trabalhem juntas no sentido de melhorar ainda mais, a qualidade sanitária de toda a pecuária goiana.  Uma das primeiras tarefas será uma ação sistemática visando erradicar de vez em Goiás, a brucelose e a  tuberculose bovinas. Do lado do Fundepec-Goiás, haverá uma campanha intensa visando orientar o pecuarista goiano sobre a necessidade de se combater essas doenças as quais,  no momento, estão com uma incidência preocupante. Por parte da Agrodefesa, o repasse também de informações para que a ação seja eficaz.

Para tal tarefa, o Fundepec contratou o IEL – Instituto Euvaldo Lodi para fazer um levantamento do perfil do pecuarista goiano, focando itens como: por que não vacinam, quais os conhecimentos sobre essas doenças e suas conseqüências, quais os veículos de comunicação que costumam se informar, etc. A partir de então, o Fundepec deverá dar início à campanha.

Também no início de 2025, a Universidade de São Paulo – USP, fará um levantamento em Goiás sobre o impacto de um possível reaparecimento da febre aftosa no estado, quais os prejuízos, velocidade de contaminação de acordo com a densidade de animais de cada região, etc. Isso servirá para que o Fundepec se programe para enfrentar um problema dessa natureza já que ele tem milhares de pecuaristas cadastrados e que contribuem para a formação desse Fundo Emergencial  (indenizatório), para a Sanidade Animal de Goiás. Porém, sabe-se que Goiás há 29 anos, não enfrenta qualquer foco de febre aftosa mas, seus dirigentes e a Agrodefesa entendem que a vigilância jamais seja negligenciada. Enfim, uma série de ações tanto por parte do Fundepec-Goiás quanto a Agrodefesa serão incrementadas a partir de agora já que firmaram novamente essa parceria.

Falas

Para o presidente do Fundepec-Goiás, Alfredo Luís Correia, esse documento assinado será de extrema importância para Goiás porque dará um novo start aos trabalhos de melhoramento ainda mais, da qualidade sanitária de nossos rebanhos. Para Alfredo, divergências existem sempre entre os homens porém, os órgãos públicos e instituições particulares quem eles servem são bem maiores. Por isso, essa retomada significativa para Goiás.

Por sua vez, o presidente da Agrodefesa José Ricardo Caixeta Ramos, disse pensar o mesmo em se tratando de divergências que foram superadas e que, a partir de agora, os órgãos máximos de Goiás no trabalho de promoverem a qualidade sanitária de rebanhos ajudarão Goiás a ser referência nacional nesse quesito.

Quem falou também foi o vice presidente do Fundepec Luciano Bonfim, salientando que de um lado, uma entidade particular, no caso o Fundepec e de outro, a Agrodefesa, órgão oficial do governo do Estado, no trabalho de melhorarem a qualidade sanitária  dos rebanhos agora juntos e quem ganha com isso, é a pecuária goiana.

Por sua vez, Antônio Flávio Camilo de Lima, diretor técnico e conselheiro do Fundepec representando a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás – FAEG, disse que realmente há alguns anos aconteceram algumas divergências por parte de diretorias passadas do Fundo e da Agrodefesa. Porém, em se tratando da qualidade do trabalho do órgão governamental nada há que se criticar, é um dos melhores do País. Para Flávio, agora mais maduros, os representantes das duas partes trabalharão ainda mais.

Outro que falou foi o diretor administrativo executivo do Fundepec, Uacir Bernardes salientando que “sempre tivemos o melhor conceito sobre a atuação de todos os técnicos da Agrodefesa.” Na oportunidade, parabenizou também o órgão estadual por colocar pela primeira vez, um avicultor em sua presidência. “Coisa inédita em Goiás, para um seguimento tão importante para nossa economia”, arrematou Uacir.

O último a falar foi o diretor de gestão integrada da Agrodefesa,  Ramon William Martins de Abreu. Disse ele que assim que tomou conhecimento de que a parceria entre o Fundepec e o órgão estadual seria retomada, ele teve a certeza de que isso seria muito bom para os setores público e particular e que certamente, enormes e bons resultados práticos por certo virão.

Da reunião, participaram pela Agrodefesa, seu presidente José Ricardo Caixeta Ramos; Ramon William e Telma Cristina Ferreira Gonzaga, gerente de educação sanitária. Pelo lado do Fundepec, o presidente Alfredo Luis Correia; o vice, o conselheiro e presidente da Associação Goiana de Criadores de Zebu – AGCZ, Luciano Bonfim; o diretor técnico Antônio Flávio Camilo de Lima, FAEG; o Conselheiro e Professor Marcos Barcellos Café, presidente da Associação Goiana de Avicultura – AGA, o diretor executivo do Fundepec, Uacir Bernardes; o também conselheiro e presidente do Sindicarne – Goiás, Leandro Stival; outro conselheiro e presidente da Associação Goiana de Suinocultura – AGS, Fernando Cordeiro de Barros; o conselheiro Luiz Alberto Pereira, presidente da Organização das Cooperativas – OCB e o conselheiro e presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura – SGPA, Gilberto Marques Neto.

Texto e fotos: Imprensa Fundepec-Goiás