Um grupo de técnicos e dirigentes do Fundo Emergencial para a Sanidade Animal de Goiás-Fundepec-Go, Agência de Defesa Agropecuária – Agrodefesa, Instituto Euvaldo Lodi – IEL e o Sindicarne-Goiás, foi criado recentemente na busca de tratativas relacionadas às ações e estratégias que estarão promovendo para a melhoria dos índices vacinais da brucelose no estado de Goiás. Já foram realizadas algumas reuniões e as deliberações mais recentes, dão conta de que a primeira medida para se alcançar melhores índices de imunização, passam crucialmente por uma campanha de comunicação e sensibilização do público alvo como lojistas, médicos veterinários, pecuaristas, empresas e sociedade em geral.
Para o presidente do Sindicarne-Goiás, Leandro Stival, é muito importante essa parceria com o IEL, pois o Instituto tem a expertise de levantamento de dados sobre o que desejamos e isso vai criar um canal continuo de informações entre todos os seguimentos envolvidos na busca da boa qualidade da sanidade animal em Goiás.
Visando definir qual a melhor forma e quais os assuntos a serem abordados junto aos interessados, para que se consiga maior êxito na comunicação assertiva, foi proposto a realização de uma pesquisa com o intuito de se diagnosticar quais são os principais gargalos como dúvidas, negligência e entraves que têm ocasionado os baixos índices vacinais. Após essa pesquisa, o grupo buscará não somente uma campanha de sensibilização mais assertiva, como também, a realização de ajustes nas demais estratégias do programa.
Neste momento, encontram-se no grupo, além dos membros da Agrodefesa e Fundepec-Go, o pessoal do Instituto Evaldo Lodi – IEL que foi contactado para discussão dessa pesquisa e nos próximos dias, estará levantando alguns dados junto à Agrodefesa, com o objetivo de definição da metodologia, amostragens, entre outros e, consequentemente, a elaboração de uma proposta financeira para realização deste trabalho.
Na última quinta-feira (13), esse grupo esteve reunido o dia todo buscando as primeiras ações nesse sentido. Pelo Fundepec-Goiás, o presidente Antônio Flávio Camilo de Lima, o vice-presidente Alfredo Luiz Correia, o presidente do Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados no Estado de Goiás, Leandro Stival, o diretor de defesa agropecuária da Agrodefesa, Augusto Amaral entre outros representantes.
Foto e texto: Imprensa Fundepec-Goiás