Fundepec-GO e UEG ampliam parcerias

Nesta quinta-feira (8), o Fundo Emergencial para a Sanidade Animal de Goiás, a Associação Goiana dos Criadores de Zebu e a Universidade Estadual de Goiás, iniciaram conversações visando a implantação e o desenvolvimento do primeiro Laboratório de Excelência de Reprodução Animal do Centro-Oeste, para a produção de sêmen bovino. Esse projetosignificará um grande salto de qualidade para todos os criadores de bovinos do estado e viabilizará acesso mais fácil e a melhor genética bovina. O Fundepec-Goiás tem parceria históricacom a UEG de São Luís de Montes Belos,envolvendo vários projetos de melhoramento genético bovino. O encontro nessa quinta-feira foi na sede da AGCZ no Parque da Pecuária em Goiânia. Dela participaram, o presidente do Fundepec-Goiás, médico Veterinário Alfredo Luiz Correia, o diretor presidente da AGCZ, Luciano Bonfim, o diretor dessa entidade para assuntos jurídicos, William Fraga, o Pro-reitor da UEG professor Cláudio Stacheira e KlaytonGonçalves, diretor do BIOTEC/Centro de Referência e Pesquisas.

O que é o Biotec/UEG

O Centro de Biotecnologia em Reprodução Animal da Universidade Estadual de Goiás (Biotec|UEG), localizado na Fazenda Escola do Campus Oeste em São Luís de Montes Belos, no momento é responsável, em associação com outras organizações, pela disseminação de biotécnicasreprodutivas em todo o município e regiões limítrofes.

Na trajetória do programa, além de São Luís de Montes Belos, estão outros municípios, como Aurilândia, Córrego do Ouro, Mossâmedes, Itaberaí, Sanclerlândia, Faina, Itapirapuã, Buriti de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Jandaia, Adelândia, Iporá, Goiás, Nazário, Firminópolis, Trindade e Montes Claros.

Entre as atividades desenvolvidas diariamente pelo Biotec|UEG, estão a avaliação reprodutiva de fêmeas bovinas, inseminação artificial em tempo fixo (IATF), exame andrológico, congelação de sêmen, produção in vitro de embriões (PIVE) e transferência de embriões (TE). As atividades proporcionam aos pequenos produtores a oportunidade de aumentarem sua lucratividade por meio da eficiência reprodutiva.

A principal função do Biotec é promover o melhoramento genético e contribuir para o desenvolvimento da bovinocultura na região, visando principalmente os produtores que não possuem aporte financeiro para o desenvolvimento dessas atividades.

O laboratório também é responsável pela realização de projetos de pesquisa, visando solucionar dificuldades encontradas no campo, ou melhorar alternativas já existentes. Para tanto, doutores, mestres e alunos dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia integram a equipe e entregam esses resultados por meio de conteúdos científicos ou diretamente ao produtor.

Entre as instituições que fazem parceria com o Biotec|UEG estão a Secretaria da Retomada; a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi); o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater); a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento(Seapa); a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg); o Fundo Emergnecial para a Sanidade Animal de Goiás (Fundepec); a Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis (Funtec), e agora proximamente, também a Associação Goiana dos Criadores de Zebu para a implantação desse primeiro Laboratório de Excelência de Reprodução Animal do Centro-Oeste.

Texto, pesquisa e foto:

Imprensa Fundepec-Goiás

Fonte: BIOTEC/UEG