O Fundo Emergencial para a Sanidade Animal em Goiás, vai doar mensalmente ao Batalhão Rural da Polícia Militar de Goiás, cerca de 3 mil placas de Georreferenciamento para identificar as propriedades rurais que a partir de então, estarão protegidas contra crimes diversos na zona rural. São 152 mil propriedades e desse total, 110 mil já estão cadastradas. A previsão da Polícia Militar é no sentido de que esse cadastramento que seria concluído até 2026, com as doações do Fundepec-Goiás, essa tarefa estará concluída já em 2025, segundo o Comandante de Operações de Cerrado, Leonardo Rezende Reis.
Quem reforçou também a importância da contribuição do Fundepec foi o governador Ronaldo Caiado que nesta terça-feira, participou da formatura de mais 66 militares que vão reforçar ainda mais, o contingente do Batalhão Rural, ocorrida na sede dessa corporação no Parque Altamiro de Moura Pacheco, na BR-060 saída para Anápolis. Essa terceira turma de formando (Os Carcarás), leva o nome do governador Caiado.
Em seu discurso, o governador parabenizou todos os formandos e disse que desde que assumiu o governo do Estado, tem trabalhado no sentido de dar à Polícia Militar,o que há de melhor em frota e armamentos, além de condições para treinamentos especiais no combate aoscrimes urbanos e rurais. Sobre a parceria com o Fudepec-Goiás, o Governador teceu largos elogios à iniciativa da instituição em doar as placas de georreferenciamento que vão agilizar o cadastramento das propriedades rurais.
Essa parceria do Fundepec com o Batalhão Rural não é recente. Quando foi criado em 2019, o Batalhão funcionava na antiga Estação Ferroviária na Vila Abajádivisa com o Bairro de Campinas em Goiânia. Para a remodelação do prédio visando abrigar o Batalhão, o Fundepec fez uma doação de 250 mil reais. O Governador, além de elogiar a iniciativa do Fundepec, fez um agradecimento especial nesse sentido, à época também.
Quem elogiou ainda o Fundepec e agradeceu a iniciativa de doações foi o comandante do Batalhão Rural Tenente-Coronel Fábio Francisco da Costa, reforçando a previsão no sentido que essa tarefa de georreferenciamento será concluída de forma antecipada. Para cadastrar a propriedade, o produtor rural basta ligar para o telefone (62) 99632-4340. Uma equipe do Batalhão vai imediatamente até o local e faz todo o encaminhamento do cadastro.
Iniciativa do Fundepec-Goiás
A iniciativa de doação das placas partiu do próprio presidente do Fundepec-Goiás, médico veterinário Alfredo Luiz Correia, recentemente quando o Fundo recebeu as visitas dos militares Coronel Leonardo Rezende Reis e o Tenente-Coronel Fábio Francisco da Costa, que comentaram as dificuldades que a PM vinha tendo para agilizar os cadastramentos, sendo uma delas a falta de placas. A iniciativa do presidente do Fundepec passou pela aprovação do Conselho Administrativo da entidade e será permanente até que todas as fazendas goianas sejam devidamente cadastradas.
Os novos policiais serão distribuídos nos 7destacamentos do Batalhão Rural no estado de Goiás e já na próxima semana, já estarão em plena atuação. O Batalhão Rural de Goiás criado em 7 de junho de 2019,tem se destacado pela sua atuação especializada em prevenção e repressão de crimes nas áreas rurais. Sendo pioneiro no Brasil, tornou-se referência para outros Estados da Federação como Distrito Federal, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. Outros estados do Sul já tomaram conhecimento da eficiência do BR de Goiás e já buscaram informações sobre a atuação dessa unidade em algumas ocasiões.
Fotos e texto: Imprensa Fundepec-Goiás