O Coronel Leonardo Rezende Reis, comandante de Operações de Cerrado e o Tenente-Coronel Fábio Francisco da Costa, Comandante do Batalhão Rural, ambos da Polícia Militar do Estado de Goiás, visitaram a sede do Fundo Emergencial para a Sanidade Animal de Goiás em Goiânia, sendo recepcionados pelo Presidente Alfredo Luiz Correia, o vice-presidente Luciano Bonfim e diversos conselheiros. O Fundepec-Goiás e a Polícia Militar sempre tiveram um bom relacionamento e diversos comandantes têm visitado a instituição.
Nesta oportunidade, ambos os comandantes se inteiraram do real trabalho que o Fundo Emergencial tem feito, faz e fará em prol da pecuária do estado de Goiás. O relacionamento do Fundo com a PM tem gerado bons frutos, principalmente em se tratando do Batalhão Rural que tem uma dinâmica efetiva e eficaz no sentido de combater os assaltos e outras modalidades de crimes nas propriedades rurais.
Os militares relataram ao Fundepec as dificuldades que a corporação vem encontrando no momento, na aquisição de placas que são colocadas nas entradas das fazendas,indicando que a propriedade é cadastrada no Batalhão. Isso facilita geograficamente a locomoção das equipes no combate às ações de bandidos no meio rural. O Fundo vai doar ao Batalhão Rural todo mês, cerca de 3 mil placas para esse cadastramento e dar maior dinâmica no processo de segurança.
No momento, o Batalhão Rural tem 108 mil propriedades rurais cadastradas. Goiás tem hoje (segundo dados da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária), cerca de 152 mil propriedades rurais. O Batalhão Rural tem planos de cadastrar todas elas até 2026. Por isso, a contribuição do Fundepec será interessante para agilizar esse trabalho.
O produtor rural para cadastrar sua propriedade, basta entrar em contato com o Batalhão através do telefone (62) 99631-4340. Em seguida, uma equipe de militares vai até o local e se encarrega de colher todos os dados e colocar mais uma fazenda sob a guarda eficiente da PM.
O Batalhão Rural de Goiás é pioneiro no Brasil nesse tipo de prestação de serviço e está sendo copiado por diversos estados como Santa Catarina, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Minas Gerais, segundo informações também do Major Márcio de Lima, Sub-Comandante do Batalhão Rural, pelo telefone.
Criação do Batalhão
O Batalhão Rural da Polícia Militar de Goiás foi criado através da Lei nº 20.488/2019, que dispõe sobre a missão primordial da unidade que é a execução do policiamento rural no estado de Goiás. A unidade especializada foi inaugurada em 22/07/2019, e com isso, potencializou as ações operacionais rurais no estado.
Para a reforma do prédio que abrigava o Batalhão no Bairro de Campinas (Vila Abajá) em Goiânia, à época, em 2019, o Fundepec-Goiás fez uma doação à PM-Goiás no valor de 250 mil reais. Outras entidades como a FAEG – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás e Sindicatos Rurais também colaboraram com essa empreitada.
Para a reforma do prédio, também houve outra doação: a mão de obra dos policiais militares, que dedicaram momentos de folga para a execução dos reparos. “Foi uma obra muito bem-feita na antiga Estação Ferroviária de Campinas, pelos próprios policiais em seus momentos de folga. Não foi gasto um tostão com mão de obra. Isso aqui foi levantado com a força, a técnica e o suor dos nossos policiais militares que abriram mão de suas folgas para poder concretizar esse espaço”, informou Rodney Miranda, Secretário de Segurança Pública de Goiás, em seu discurso de inauguração do prédio à época.
O Batalhão Rural de Goiás tem realizado um bom trabalhono combate a crimes na zona rural, com boa frota de veículos e aparelhos de última geração, buscando e levando informações ao meio rural. Um dos sistemas é um painel gigante colocado na sede do Batalhão que funciona24 horas por dia, monitorando todas as áreas cadastradas.
Texto e fotos: Imprensa Fundepec-Goiás