Alfredo Luiz Correia é homenageado pelo CRMV-GO como médico veterinário

Nesse nove de setembro, comemora-se o Dia Nacional do Médico Veterinário e vários eventos foram realizados pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária em sua sede em Goiânia, no Setor Leste Universitário, em homenagem a data. Em um dos eventos, foram homenageados o médico veterinário Alfredo Luiz Correia, presidente do Fundepec-Goiás e diretor executivo do Sindileite-Goiás e Sonaide Faria Ferreira Marques. Ambos pelos relevantes serviços prestados em prol da medicina veterinária no Estado de Goiás.


Em sua fala de agradecimento pela honraria, Alfredo fez um histórico de sua carreira com o fun
cionário público junto à Emater-Goiás, onde foi profissional de campo no serviço de extensão rural e sua atuação também como professor por algum tempo como convidado na Universidade Federal de Goiás pelo então professor José Rios. Alfredo explicou que durante todo o seu trabalho como médico veterinário, teve como objetivos lidar mais com dois seguimentos: leite e febre aftosa. Alfredo é diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Laticínios o Estado de Goiás, e atual presidente do Fundo Emergencial para Sanidade Animal em Goiás, onde está também há 27 anos como conselheiro representando o Sindileite, já foi também presidente e vice em ocasiões anteriores.


No
Sindileite, Alfredo tem atuado de forma contínua cuidando dos interesses das indústrias de laticínios,trabalho este também extensivo aos produtores de leite como parceiros das indústrias. Sobre o Fundepec Goiás,Alfredo enalteceu o árduo trabalho desta entidade em parceria com a Agrodefesa na tarefa de erradicação da febre aftosa em Goiás que hoje é uma área livre da doença sem vacinação. Alfredo anunciou também que o Fundepec-Goiás no momento, está iniciando um arrojado trabalho em parceria também com a Agrodefesa, no sentido de erradicar a brucelose e a tuberculose bovinas. Sobre a brucelose, o Fundepec já contratou o Instituto Euvaldo Lodi para uma pesquisa de campo, buscando informações a respeito do perfil dos pecuaristas com questionamentos sobre suas dificuldades em vacinar o rebanho contra a brucelose, seus conhecimentos sobre a doença e quais os meios de comunicação utilizados para se informar.

Dentro de alguns meses com essas informações, o Fundepec vai a campo orientar com uma grande campanha sobre a necessidade de vacinação contra a brucelose e o correto manejo do rebanho contra a tuberculose que não possui vacina. No final de sua fala, Alfredo agradeceu a homenagem salientando que Goiás possui cerca de 8 mil médicos veterinários, sendo que muitos deles mereciam mais essa honraria.


A médica veterinária
Sonaide Ferreira também agradeceu a homenagem dizendo, entre outras falas, que tem muita honra em dedicar seu trabalho também voltado para a saúde das pessoas. Ela é peça chave no sistema de saúde pública no estado de Goiás, na visão do presidente do CRMV, Rafael Vieira onde atua há mais de 20 anos,com vasta experiência também em extensão rural, produção animal, vigilância sanitária e epidemiológica. É também especialista em Zootecnia.

Abrindo a solenidade, o médico veterinário Rafael Vieira fez ampla explanação sobre o trabalho que o Conselho Regional de Medicina Veterinária vem realizando ao longo de sua história em Goiás e a importância dos médicos veterinários na vida das pessoas e na saúde dos animais.  Rafael salientou o compromisso da entidade que dirige com a qualidade o respeito e a evolução da medicina veterinária. “Sabemos que os desafios são grandes, mas também sabemos que juntos, podemos continuar construindo um futuro de prosperidade e saúde para todos, – finalizou

Texto e fotos: Imprensa Fundepec-Goiás