Atenta também a eventos que espelham a alta genética goiana, parte da diretoria do Fundo Emergencial para a Sanidade Animal de Goiás, esteve nesta sexta-feira (17) no Parque da Pecuária de Nova Vila em Goiânia. Na oportunidade, o presidente Antônio Flávio Camilo de Lima, o diretor executivo Uacir Bernardes, o conselheiro Leandro Stival, presidente do Sindicarne-Goiás, e também Edson Novaes ligado a FAEG – Federação da Agricultura do Estado de Goiás, prestigiaram a abertura da 77ª Exposição Agropecuária de Goiás e visitaram vários stands, principalmente de bovinos.
Durante a visita ao Parque da Pecuária, os representantes do Fundepec-Goiás conversaram com dezenas de pecuaristas sobre pautas diversas, principalmente o trabalho que o Fundo tem desenvolvido ao longo dos anos, em prol da pecuária goiana.
Como se sabe, o Fundepec-Goiás, além de ser uma entidade cujo objetivo é dar segurança ao pecuarista no caso de doenças de notificação obrigatória, tem trabalhado ao longo de sua história, em projetos diversos ligados a melhoria genética da pecuária goiana, bem como motivar os criadores no sentido de que façam parte do Fundo, hoje considerado o maior do Brasil e referência mundial.
O fundo financeiro criado pelo Fundepec-Goiás desde 1997, mediante contribuições dos pecuaristas goianos, visa dar segurança para quem lida com a suinocultura, avicultura, gado de corte e gado de leite. No caso dos bovinos, há 29 anos que o Estado de Goiás não registra qualquer foco de febre aftosa. Isso deve-se em grande parte, ao trabalho dos pecuaristas na imunização dos rebanhos e do Fundepec-Goiás que tem feito parcerias com várias entidades de classe e órgãos oficiais de sanidade animal do Estado e do Ministério da Agricultura.
Texto e fotos: Imprensa Fundepec-Goiás